13/08/2009

Santa Cruz do Capibaribe


 

Santa Cruz do CapibaribeA cidade de Santa Cruz do Capibaribe é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Sendo a terceira maior cidade da Agreste Pernambucano em população com 73.680 habitantes segundo IBGE/2007, atrás apenas de Caruaru e Garanhuns. Santa Cruz do Capibaribe além de uma cidade pólo é a maior produtora de confecções de Pernambuco segundo o Senai e, possuí o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria, o Moda Center Santa Cruz. É também conhecida como a Capital da Sulanca ou Capital das Confecções.

Santa Cruz do Capibaribe é o principal ponto de escoação e vendas de confecções de Pernambuco, que com Toritama e Caruaru formam o destacado Triângulo das confecções.

História
Sua história remonta a 1750, quando o português Antônio Burgos, que por recomendações médicas procurava um local que favorecesse sua saúde, construiu uma cabana de taipa para se alojar com sua família e escravos na confluência do rio Capibaribe com o riacho Tapera. O seu nome se origina da grande cruz de madeira que colocou em frente a uma capela que mandou construir próxima a sua casa, a partir da qual teve início o povoamento. O crucifixo é conservado até hoje na igreja matriz.

O distrito de Santa Cruz foi criado pela lei municpal nº 2, de 18-04-1892, subordinado ao município de Taquaritinga. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Santa Cruz passou a denominar-se Capibaribe e o município de Taquaritinga a denominar-se Taquaritinga do Norte. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz do Capibaribe, através da lei estadual nº 1818, de 29-12-1953, data anualmente comemorada.

Em 1953, Santa Cruz do Capibaribe de vila se tornou cidade. Como tantas que sobrevivem do feijão, milho e outras culturas de sobrevivência e já existindo as tradicionais colchas de retalhos, saiu da rotina, alguém de forma inteligente, ao separar os retalhos de tecidos, usou os de maior tamanho para confeccionar shorts, que desta forma, lhe daria mais lucro. A nova idéia se multiplicou em todas as costureiras da região e, por se tratar, na época, de algo reciclável, o preço daquele produto era irresistível, ganhando qualquer concorrência. Como o produto era de fácil venda, os homens se transformaram em mascates e percorreram inúmeras feiras do nosso nordeste, vendendo os produtos, enquanto as mulheres em casa, usando de criatividade, inovavam produzindo outros artigos de vestuário, como: saias, blusas, camisas, conjuntos infantis, anáguas e outras.

Nos anos 90, novos mercados eram conquistados, e se tornou O Maior Pólo de Confecções do Nordeste e hoje Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade exemplo de empreendedorismo, trabalho e conquista.

Geografia
Administrativamente, o município é formado pela cidade e pelos distritos, Pará e Poço Fundo e pelo povoado de Oscarzão. Limita-se ao norte e ao oeste pelo estado da Paraíba, ao sul pelos municípios de Jataúba e Brejo da Madre de Deus, e ao leste pelo município de Taquaritinga do Norte.Vias de acesso pela BR-232, BR-104 e PE-160. Com uma latitude de 07º51'27"S e uma longitude de 36º12'17"W.

Situa-se na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe (o mais importante de PE). A vegetação nativa consiste em caatinga hiperxerófila e um clima tropical seco. Seu solo é tipo argiloso, arenoso, pedregoso e rochoso. Com uma área territorial de 335,5 Km² e uma altitude 438 metros possui um relevo ondulado, predominante do Planalto da Borborema onde se localiza. A zona urbana (97% da população total residente) está em meio a um pequeno vale neste planalto suave ondulado, assim, dificultando a passagem das massas de ar úmida vindas do Oceano Atlântico. Por isso, o clima da cidade é seco, com o índice de pluviosidade inferior às outras cidades do agreste.

Características geográficas
Área 369,6 Km² km²
População 78.410 hab. est. IBGE/2008
Altitude 438 metros
Gentílico santa-cruzense do capibaribe
Distância até a capital 190 Km quilômetros
 


Publicidade:

Capibaribe Moto Fest