27/03/2009

Informação falsa sobre a CNH


Prezados Leitores.

Infelizmente cometemos uma enorme falha, ao veicular uma informação falsa, sobre o Vencimento da Carteira Nacional de Habilitação.

Por sorte nossa, dois colaboradores perceberam o erro e nos alertaram.

Segue abaixo, os dois e-mails que recebemos do Luiz Almeida e do Robson Macêdo, e em seguida o e-mail original que publicamos.

Nossas desculpas pelo nosso erro.

Maia.


Caros Amigos

Creio estar havendo confusão a respeito de renovação de habilitação com vencimento que tenha passado os 30 dias de tolerância. A resolução do Denatran que trata do assunto estabelece que para os que cometeram Crimes de Trânsito é que terão que fazer todo o procedimento, caso as alegações da defesa não sejam aceitas. Vide resolução 300 - de 04.12.08:

"Estabelece procedimento administrativo para submissão do condutor a novos exames para que possa voltar a dirigir quando condenado por crime de trânsito, ou quando envolvido em acidente grave, regulamentando o art. nº 160 do Código de Trânsito Brasileiro."

Abraços

Luiz Almeida - luizxt660@gmail.com


Falso e-mail sobre a renovação da CNH

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES) alerta os condutores sobre a circulação de um e-mail com informações falsas sobre o prazo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o texto, quem não renovar o documento em até 30 dias depois de sua data de vencimento, deverá refazer todo o processo de habilitação, incluindo o curso ministrado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), e as provas de legislação e prática de trânsito.

Segundo a subgerente de condutores do Detran/ES, Giovana Camata, não houve nenhuma alteração recente na legislação sobre o processo de renovação de CNH. "As informações contidas no e-mail não são verdade. Não existe prazo máximo para a renovação. O condutor não vai deixar de ser habilitado por não ter renovado sua carteira. O que pode ocorrer, é ele ser autuado durante as fiscalizações com a validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias"


Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/03/69513-e+mail+circula+com+informacoes+falsas+sobre+a+renovacao+de+cnh.html


Robson Macêdo (Black Dragon m.c.) - robson2008@hotmail.com


e-mail errado que publicamos

Vencimento Carteira Nacional de Habilitação

Foi criada uma lei, na mesma época em que foi criada a lei seca, que só pode ser renovada a carteira durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma.

Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.

Esta lei não foi divulgada como a lei seca e mais de 3.000 pessoas só na cidade de SP no mês de outubro de 2008, perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames.

eMail enviado por Sóstenes Fonseca <sostenes.fonseca@terra.com.br>

nome: Sóstenes Fonseca

mensagem: Prezado amigo Maia.

Gostaria que você publicasse meu pedido de desculpas a todos os amigos motociclistas ou não, por ter enviado uma notícia falsa para a Revista Motoclubes. Apesar de haver recebido o mesmo email de uma pessoa da minha total confiança, ambos cometemos o mesmo erro, ao repassá-lo. Isso vai me servir de aprendizado, para que antes de qualquer atitude, procurar checar na fonte, a veracidade do fato.

Atenciosamente

Sóstenes Fonseca
Anjos de Quatro Patas-Moto Amigos
 


Publicidade: